terça-feira, 30 de novembro de 2010

Residências brasileiras ganham etiqueta de eficiência energética

Certificação lançada pela Eletrobras e pelo Inmetro pode garantir uma redução de até 40% no consumo energético dos empreendimentos residenciais

 

Fonte:Vanessa Barbosa, de exame.com

 

São Paulo - No Brasil, as edificações respondem por 45% do consumo nacional de energia elétrica, sendo as residências responsáveis por 22% desse total. Para promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas habitações familiares, a Eletrobras e o Inmetro lançaram nesta segunda-feira (29), em São Paulo, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para casas e edifícios residenciais.

A etiqueta será concedida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que já emite outras duas certificações semelhantes voltadas para eletrodomésticos e edifícios comerciais, públicos e de serviço. Mas dessa vez, os consumidores estão sendo munidos de mecanismos para escolher um novo lar levando em conta o seu desempenho energético. Uma escolha amiga do meio ambiente e boa para o bolso: morar em um prédio eficiente em energia pode reduzir de 30% a 40% a conta de luz no fim do mês.
Os empreendimentos participantes do programa (de adesão voluntária), são avaliados quanto ao desempenho térmico durante o inverno e o verão, e aos sistemas de aquecimento de água, iluminação e refrigeração. Para cada um dos pré-requisitos é dada uma classificação, que vai de "A" a "E", dependendo dos niveis de eficiência energética verificados. A média ponderada das categorias determina a nota final do prédio.
Segundo o diretor de tecnologia da Eletrobras, Ubirajara Moreira, aos poucos os programas de eficiência energética ganham mercado e despertam o interesse social. "É um processo em formação que vem envolvendo o setor privado e ganhando reconhecimento do consumidor", afirmou.
Durante o lançamento, também foram entregues as primeiras etiquetas de eficiência energética residenciais. Ao todo, nove empreendimento receberam a certificação. Um deles foi a Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis (SC), que possui soluções de eficiência energética como geração de energia fotovoltaica. O empreendimento é atualmente a sede do LMBEE - Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, responsável pela realização das avaliações técnicas das edificações do programa Procel Edifica.

domingo, 28 de novembro de 2010

Ubatuba tem serra, mergulho e 70 praias para você escolher

Fonte: Portal Terra

Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, tem muitas faces. No mínimo 70, que é o número de praias que a cidade oferece. Espalhadas por 90 quilômetros, as atrações surgem em forma de enseadas e baías de águas verdes e azuis emolduradas quase sempre pela densa vegetação da Serra do Mar. São tantos cantinhos peculiares que é impossível não encontrar um que seja do seu estilo.

Itamambuca e Félix são famosas pelas boas ondas e reúnem os surfistas

Ao Norte, em direção a Parati (RJ), as boas ondas de Itamambuca e Félix atraem surfistas. Já Prumirim e Almada são praticamente desertas. Nas proximidades de Caraguatatuba, ao Sul, as tranquilas Domingas Dias e Enseada são frequentadas por famílias, enquanto Grande e Tenório têm faixas de areia disputadíssimas.  

A cidade ainda tem mais: cachoeiras, ilhas para a prática de mergulho - como Anchieta e das Couves -, e muitas trilhas, tornando a capital paulista do surf em território livre para os adeptos de esportes diversos. Ao longo do Parque Estadual da Serra do Mar há opções de trekking que percorrem praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas, sempre envolvidos pela Mata Atlântica. Os recantos isolados, porém, também podem ser explorados em passeios de escuna ou nos barcos dos nativos.

Na alta temporada e nos feriados prolongados a vida noturna de Ubatuba desperta animada e não termina tão cedo. Nos arredores das praias de Itaguá e do Cruzeiro, no Centro, bares e boates investem nos estilos musicais diversificados. Na mesma região se concentram os restaurantes de frutos do mar e de cozinha internacional. O destaque dos cardápios, entretanto, é uma receita caiçara: o peixe com banana, batizado de Azul-marinho.

Onde Comer em Ubatuba


Solar das Águas Cantantes

Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Estrada do Saco da Ribeira, 253
Tel: (12) 3842-0288
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: R. Guarani, 377
Tel: (12) 3832-2480
Cozinha: Variada
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Rio-Santos, Km 71 (direção Caraguatatuba)
Tel: (12) 3843-1798
Cozinha: Variada
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: R. Guaicurus, 222 - Itaguá
Como chegar: O restaurante fica em frente ao aeroporto
Tel: (12) 3832-5033
Cozinha: Japonesa
Bom para ir: a dois, com os amigos, para apreciar o visual, para paquerar,
Preços: $$$$
End: R. Ary Carvalho, 22
Tel: (12) 3842-1639
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: R. Guarani, 255
Tel: (12) 3832-1712
Cozinha: Italiana
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: R. Guarani, 385
Tel: (12) 3832-1354
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: R. Guarani, 480
Tel: (12) 3832-3272
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: R. Xavantes, 537
Tel: (12) 3832-1488

sábado, 27 de novembro de 2010

Um presente de papai noel e ceia natalina com muito porco a pururuca




Salve salve o entreguissimo! Salve a rivalidade que virou entreguissimo! Salve a hipocrisia brasileira! Os dirigentes do futebol brasileiro estão dando amostras de como estragar e desmoralizar o esporte mais popular e apaixonante do país. O que estamos vendo neste final de campeonato brasileiro é lamentável e nos faz refletir se vale a pena perdemos momentos valiosos da nossas vidas para assistirmos aos jogos dos nossos clubes do coração. Neste final de semana o Fluminense que não tem nada a ver com as atitudes ante Corinthians, patrocinadas por São Paulo e Palmeiras pode sagrar-se campeão brasileiro de 2010. Depois do último título brasileiro em 1984 com o "casal 20", Assis e Washington, o Fluminense pode conquistar enfim o seu primeiro título no formato atual, ou seja, campeonato por pontos corridos. Cruzeiro e Corinthians podem ser prejudicados pela rivalidade excessiva e pela cultura do entreguissimo. Para não beneficiar o rival, os clubes tiram o pé do acelerador, escalam times reservas, ou seja, dentro da legalidade, mesmo com imoralidade latente, facilitam as coisas para prejudicar o rival. São Paulo e Palmeiras vão ser lembrados para sempre como clubes que facilitaram as coisas para o Fluminense, para evitar que seu eterno rival Corinthians vença o campeonato brasileiro de 2010 no ano do seu centenário. Mas enfim, vale a pena entregar os jogos? Se partirmos do ponto de vista de um país sem valores, de gente que se corrompe por muito pouco, que finge ser honesto, mas que na verdade não é, até que vale a pena! Não importa que outros clubes possam ser prejudicados por isso. O Cruzeiro não tem nada com a situação e vai pagar o pato. Lamentável! Mas se tratando de Brasil tudo é possível! E viva o final de ano, com presentes do papai Noel são paulino e com muita pururuca de porco entregues e servidos na famosa arena Barueri! O Fluminense agradece! E viva o Brasil!


A violência no Rio de Janeiro e a malandragem carioca

A malandragem carioca foi imortalizada nas letras do sambista Bezerra da Silva. Para ele malandro é malandro mané é mané. O homem satirizava e ironizava os traficantes e seu produto de consumo através do bom humor da música… E não é que a malandragem tomou conta do Rio de Janeiro! Tomou conta e hoje traz sérios problemas de segurança pública para aquela capital. Nessa semana estamos todos aterrorizados com as cenas de guerra e de atos de terrorismo mostrados pelas redes de televisões que tentam explicar o inexplicável, e tirar algum proveito com os acontecimentos para fazer crescer seus ibopes. A malandragem carioca emergiu de uma brincadeira para se tornar uma coisa muito séria com enraizamento profundo na cultura do povo do Rio de Janeiro. Ser malandro, levar vantagem, tornou-se uma coisa corriqueira na terra de Bezerra da Silva. Não é que o povo do Rio de Janeiro seja menos trabalhador que o resto do pais. O problema é que a brincadeira elaborada pelo sambista carioca se tornou um mito a ser seguido, ou seja, o carioca bom é aquele que é malandro, e que aplica rotineiramente a famosa lei de Gerson. Quem não é malandro virou mané. Hoje o carioca paga caro pela absorção da malandragem. Malandragem hoje virou coisa séria! Tão séria que nem o Estado consegue combater a malandragem, seja ela composta por traficantes armados até os dentes ou mesmo por simples bandidos que se especializaram em realizar arrastões pelos bairros, ruas e estradas da cidade do Rio de Janeiro. Ainda está em tempo para os governantes  e a população daquele importante estado da federação brasileira rever se vale a pena ser malandro. Os malandros estão vencendo os manés! Enfim somos quase todos manés!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Veja 25 coisas que os homens odeiam nas mulheres

Às vezes bastam pequenos detalhes, de ambas as partes, para que o relacionamento vá por água abaixo. Confira as 25 atitudes que fazem os homens pularem fora, segundo um levantamento feito pelo site eltiempo.com da Colômbia:
1) A que quer discutir a relação
A famosa DR é uma das grandes ciladas femininas. Os homens odeiam falar a todo o momento sobre seus sentimentos. Se quer ir longe no seu relacionamento, discuta-o em conta-gotas.
2) A segunda mãe
Não adianta lutar contra a natureza: mãe é mãe, e sempre será a número um. Não caia na bobeira de querer brigar pelo lugar dela. Mãe é uma entidade sagrada. Mulher e namorada estão mais para simples seres mortais.
3) A perseguidora
Você é daquelas que ligam de meia em meia hora só para falar um "oi"? Quer que ele esteja presente em sua vida 24h todos os dias? Não caia nessa cilada. Os homens gostam de cultivar os seus espaços.
4) A mulher nhém-nhém-nhém
Os namorados e maridos não são chegados ao nhém-nhém-nhém. Mulher que fica falando e reclamando acaba ganhando um cartão vermelho na primeira oportunidade.
5) A espiã
Fazer o estilo mulher espiã não deixa os homens muito felizes. Uma mulher que vasculha gavetas e armários em busca de segredos antigos, ouve recados no celular e procura números não familiares na conta telefônica pode estar cavando o fim de seu relacionamento.
6) A rival
Se seu namorado ou marido tem uma amiga fiel não adianta querer rivalizar com ela, com certeza você sairá perdendo nessa queda de braço.
7) A desesperada
Quer afastar um namorado em pouco tempo? É só desatar a falar feito uma maluca, sem controle nenhum.
8) As que não colocam a mão no bolso
Já foi o tempo em que as princesas ficavam olhando enquanto os homens abriam suas carteiras e pagavam todas as contas. Dividir, ou pelo menos fazer essa sugestão, é uma maneira de mostrar que você não está à procura de um mecenas que banque todos os seus luxos.
9) A mulher planilha
Sabe aquelas mulheres que fazem tabelas para tudo: quantas calorias podem ser consumidas no dia; como será a rotina diária; quais os horários mais apropriados para fazer sexo. Organização é bom, mas o excesso pode fazer de você uma chata.
10) As extrovertidas
Os homens ficam assustados quando se deparam com mulheres que abraçam, beijam, falam alto e são chegadas a dar shows em todos os lugares aonde chegam.
11) A antiamigos
É aquela que acompanha sempre o namorado ou marido, mas nunca consegue se integrar à turma. Age como se fosse um simples apêndice e não faz a mínima questão de ser simpática ou manter algum tipo de conversa com os amigos do seu par.
12) A que leva sempre uma companhia
Levar sempre a irmã ou uma amiga para encontros amorosos não é uma boa ideia. Lembre-se: seu namorado não é um guia de excursão de moças.
13) As ciumentas
Cismar com aquela prima bonitona ou ficar chateada só porque vocês encontraram na noite uma ex dele não é uma postura muito inteligente. Um pouquinho de ciúmes não faz mal a ninguém, mas o exagero pode fazer de você uma neurótica.
14) Aquelas que não se cuidam
Esquecer de depilar as axilas ou deixar de lado o bom e velho desodorante brocham qualquer clima romântico. Portanto, mãos à obra. Não precisa perder todo o seu tempo arrumando-se, mas pequenos detalhes são fundamentais.
15) As que se cuidam exageradamente
Uma hora no banho, mais uma para fazer a maquiagem e ainda mais um bom tempo para escolher o vestido. Não há homem que tenha paciência para aguentar essa maratona exagerada de cuidados femininos.
16) Aquelas que criticam
O rapaz tem aquele velho sofá que ele ganhou da mãe e gosta tanto, mas você teima em falar mal e ficar dizendo que ele deve jogar fora e comprar um que você viu em uma loja da moda. Desista, isso só vai fazer que ele troque mesmo é de namorada e fique com o sofá velho.
17) Nem tanto para Nietzsche, nem tanto para revistas de fofocas
Ser exageradamente intelectual pode te dar um ar blasé, mas também não precisa virar uma especialista em revistas de fofocas.
18) A que odeia futebol
Alguns homens adoram futebol e nada vai impedir que eles vejam seu joguinho no domingo à tarde. Uma mulher que fica falando mal de futebol o tempo inteiro pode estar cultivando um inimigo dentro de casa.
19) As que estão sempre prontas para o casamento
Se você conheceu um homem e já começa a falar em festa de casamento, filhos e família, pode estar cavando sua solteirice eterna.
20) A autossuficiente
Os homens são estranhos, ao mesmo tempo que não querem mulheres que precisam deles o tempo inteiro, ficam inseguros quando elas são completamente autossuficientes. Vai entender?
21) A chantagista
Um dos tipinhos mais odiados. Gostam de se fazer de vítimas e fazem chantagens emocionais o tempo inteiro.
22) As que bancam as santinhas
Elas só transam com a luz apagada e fazem cara de nojo quando o namorado propõe alguma ousadia na cama. Bancar a freira pode fazer com que você fique anos e anos sem desfrutar os prazeres do sexo.
23) As que fazem o homem de escravo
Eletricista, encanador, mensageiro, motorista e amante. Algumas mulheres esperam tudo isso de seus namorados e maridos. Eles, no entanto, não estão dispostos a exercer tantas funções na sua vida.
24) As que vivem de comparações
"Meu ex fazia isso". "Nós sempre jantávamos aqui". "Essa era a cor predileta de fulaninho". Fazer comparações entre o atual e o ex não vai agradar nem o pouco quem ocupa seu coração no momento.
25) As que perguntam: com quantas você já transou?
Há mulheres que precisam saber com quantas mulheres seu namorado já transou. Quem foi a melhor. Qual o orgasmo mais intenso. Deixe disso, essas perguntas só expressam a sua insegurança.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Roteiro Gastronômico de Fortaleza


Fonte: Opinião do blogueiro

FORTALEZA
Comida regional:
Colher de Pau – VARJOTA – Imperdível ( Arroz de carneiro ) 
Carneiro do Ordones - Melhor carneiro da cidade. ( costeleta de carneiro )
Peixes: 
Mil Mares (Peixes em geral e rodízio de camarão, acho que às terças) – VARJOTA  
Pargo assado ou frito no sal grosso (barraca Itaparica) – Praia do futuro
João do bacalhau –bacalhau e filé de sirigado - Varjota
Camarão – Final do bairro Mucuripe – Feirinha (vc compra o camarão e manda fritar ao lado).  Fica em frente à sorveteria 50 sabores!
Churrascaria:
Boi Preto – Meireles – Beira Mar – Próximo à feirinha
Pizzaria:
Vinholi (a melhor da cidade) – VARJOTA (imperdível)
Sorvete:
50 sabores – Não deixe de experimentar o sorvete do nordeste. MUCURIPE (imperdível)
Café
Centro Dragão do Mar ( Interessante )
Tapioca
Centro das tapioqueiras (melhor tapioca de Fortaleza) – Estrada do Eusébioimperdível – 1ª barraca da entrada -
PORTO DAS DUNAS:
Restaurante Alecrim – Pratos alemães;
Restaurante dentro do resort Oceani - (pargo frito)
EUSÉBIO:
Lá na roça – muito bom e barato! ( não deixe de comer a famosa buchada de bode servida aos sábados). Comida Regional

Creedence Clearwater Revival - Anos 60/70 - Boas lembranças!

LOCAL PARA COMER UMA AUTÊNTICA LINGUIÇA MINEIRA EM BH

Comer linguiça para evitar a viagem



Fonte: Blog do Girão - Jornal  O Estado de Minas - Edição de 23 de novembro de 2010

Quem garante é o Marcelo, proprietário do bar Social: para comer a linguiça que é produzida no restaurante Virada's do Largo, em Tiradentes, ou a gente viaja até lá ou dá um pulo no seu bar, que fica naquele quarteirão fechado da rua Ceará, ao lado do bar Dalva e perto do cruzamento de Afonso Pena e Getúlio Vargas. Fora isso, só na Academia da Cachaça (que também serve essa linguiça), que fica bem mais longe, lá no Rio. Marcelo começou recentemente a comprar o embutido direto do restaurante, que é comandado pela chef Beth Beltrão, referência em culinária mineira em Tiradentes. Disponível em quatro versões (caseira, picante, picanha suína e pernil caipira), a porção sai por R$ 32 e é servida com um desses três acompanhamentos: mandioca crocante, pão de queijo da casa ou pão de tomate seco da Cum Panio.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Brasília a sexta cidade mais cara do Brasil




Meca dos funcionários públicos, Brasília ostenta a maior remuneração média do Brasil: 3.445 reais. Quem mora na capital federal, no entanto, não vê o dinheiro sobrar como gostaria. Na cidade desenhada por Lucio Costa, se instalar no Plano Piloto custa caro. Ao contrário do que acontece no Rio, o problema aqui não é falta de espaço para crescer, como provam as imensas áreas verdes da cidade. O grande entrave para a multiplicação imobiliária é o tombamento de Brasília pela Unesco. Além dos preços salgados para comprar um imóvel novo orbitarem na faixa de 8.000 reais por metro quadrado, os brasilienses também gastam muito com alimentação, cuidados pessoais e eletrodomésticos. Nas três categorias, a cidade aparece entre as quatro mais caras do país.

As demais cidades mais caras do Brasil:
1- São paulo
2- Manaus
3- Rio de Janeiro
4- Porto Alegre
5- Vitória
6- Brasília
7- Belo Horizonte.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cruzeiro comemora 19 anos do primeiro título da Supercopa da Libertadores

Clube celeste venceu o River Plate na final e, no ano seguinte, sagrou-se bicampeão

Gilmar Laignier - Superesportes - Jornal O Estado de Minas - Edição de 19/11/2010

O dia 20 de novembro está marcado na história do Cruzeiro. Nessa data, em 1991, o clube celeste conquistou seu primeiro título da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América. Neste sábado, a Raposa comemora aniversário de 19 anos da glória. Para chegar à final, contra o River Plate-ARG, o Cruzeiro passou pelo Colo Colo-CHI, Nacional-URU e Olímpia-PAR nos mata-matas.

A competição reunia apenas os campeões da Copa Libertadores da América. Portanto, apenas Cruzeiro, Santos, Flamengo e Grêmio representavam o Brasil naquela época. Em 1992, o São Paulo também passou a participar do torneio, por ter vencido a Libertadores nesse ano.

O alto nível da disputa fazia com que os estádios estivessem sempre cheios. Em 1991, por exemplo, o clube celeste teve média de 58.229 pagantes por jogo. No ano seguinte, quando foi bicampeão, a média foi de 73.105 pagantes por partida.

A decisão de 1991, contra o River Plate, ficou marcada na memória dos cruzeirenses pelo heroísmo dos jogadores. O Cruzeiro havia perdido a primeira partida da decisão por 2 a 0, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Para ser campeão, o clube celeste precisava vencer por três gols de diferença e acabou conseguindo a façanha. Os tentos foram anotados por Ademir e Mário Tilico, que marcou duas vezes.

O título significou o retorno do Cruzeiro ao cenário esportivo sul-americano e brasileiro, depois de mais de uma década de jejum. A torcida celeste invadiu o campo e vários cruzeirenses atravessaram o gramado de joelhos. Um torcedor, funcionário do hospital João XXIII, ficou três dias no centro de Belo Horizonte com a bandeira do Cruzeiro, em cumprimento de uma promessa.

O bicampeonato

No ano seguinte, o Cruzeiro ratificou sua condição de clube copeiro e sagrou-se bicampeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América, superando o Racing-ARG na final. No caminho para a decisão, o clube passou por Atlético Nacional-COL, River Plate-ARG e Olímpia-PAR.

Jorge Gontijo/EM/D.APress
Paulo César, César Masci e Paulo Roberto com a taça no Aeroporto de Confins, em 1992


Contra os colombianos, o Cruzeiro cravou a maior goleada da história da Supercopa Libertadores: 8 a 0, no Mineirão. O atacante Renato Gaúcho foi o nome do jogo e marcou cinco gols, um deles quando estava sentado no gramado, na área adversária.

Na decisão, o Cruzeiro atropelou o Racing do goleiro Roa por 4 a 0, no Mineirão, e foi derrotado por 1 a 0, em Avellaneda, na Argentina, garantindo o bicampeonato da Supercopa. A média de público do clube, de 73.105 pagantes por jogo, nesse torneio, foi um marco para o crescimento da torcida cruzeirense no decorrer da década de 1990.

"Os Axiomas de Zurique" é a bíblia do especulador

Apesar de criticado por investidores com visões de longo prazo, o livro "Os Axiomas de Zurique" é visto como uma espécie de bíblia por quem especula no mercado de ações. O texto de Max Gunther revela os dogmas seguidos por banqueiros suíços para acumular patrimônio e obter êxito no mercado financeiro. O conteúdo pode ser sintetizado em 12 axiomas que devem ser seguidos sempre pelos investidores: 1) Não tenha medo de arriscar um pouco. Alto risco significa alto retorno; 2) Realize o lucro sempre cedo demais; 3) Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma das virtudes de um bom especulador; 4) Não baseie suas especulações em previsões - e, sim, no que você vê acontecendo a sua frente; 5) Não se deixe levar pela ilusão de ordem. Não existe um fórmula exata que vá lhe proporcionar sempre ganho; 6) Não se deixe prender a sentimentos em suas especulações. Se perceber uma oportunidade melhor, corte suas raízes e siga em frente; 7) Só confie em um palpite se você for capaz de identificar algo que consiga explicá-lo; 8) Mantenha o sobrenatural longe de suas especulações; 9) Um bom especulador possui confiança, não otimismo. A confiança nasce do uso construtivo do pessimismo; 10) Antes de arriscar seu dinheiro seguindo a opinião da maioria, pondere e avalie por si mesmo se a decisão é acertada ou não; 11) Se sua especulação não está dando o retorno desejado, não seja teimoso e desista. Outras boas oportunidades podem estar a sua volta sem ser notadas; e 12) Não planeje investimentos a longo prazo. O único plano a longo prazo que um especulador precisa ter é o de ficar rico.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CULINÁRIA: Buchada de bode, a missão

Fonte: Blog do Girão - Publicação no Jornal O Estado de Minas 
Edição de 17 de novembro de 2010



Faz exatamente uma semana que experimentei buchada de bode pela primeira vez. Estou vivo. Ou melhor, vivo e saudoso daquele prato que nem todo mundo conhece e a maioria torce o nariz no estilo “não comi e não gostei”. É uma injustiça... Trata-se de prato saboroso e trabalhoso, cujo preparo não é para principiantes. Requer habilidade e ciência de alguns detalhes, como o modo correto de costurar o estômago e o que fazer para eliminar qualquer cheiro desagradável que o bode possa transmitir às suas próprias entranhas.

Digo isso porque eu mesmo estava cercado de dúvidas no caminho para o Bodódromo, em Petrolina (PE), onde provei o prato. Imaginava que poderia ser um prato de aparência abominável e que eram altas as chances de largá-lo praticamente intacto, após duas ou três garfadas. Vejam só que armadilha é a falta de conhecimento: adorei o prato e seus sabores, texturas, aparência.
Para quem nunca viu ou nunca comeu, destrincho o prato. A buchada de bode que eu comi veio ensopada numa panela de pedra. São dois “buchos” recheados com uma espécie de refogado de miúdos do bode, o que inclui principalmente bofe (ninguém fala “pulmão”), fígado, coração e língua. Costurados, são servidos ensopados com batata, cenoura e retalhos de carneiro (depois eu explico porque não são de bode). O tempero principal é o coentro fresco.

Achei bastante semelhante ao recheio da buchada, porém mais “molhado”. Estava gostoso, mas senti falta do sangue do bode para dar mais sabor e consistência à receita. O simpático proprietário da Buchada & Cia, onde comi tudo isso, me explicou que não usa o sangue para atender a preferência da freguesia, um tanto receosa em consumi-lo. Uma pena.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Petrobras é a 2ª maior empresa em patrimônio líquido da América

Empresa brasileira é a única não americana entre as 14 primeiras colocadas

Fonte: Portal exame


Rio de Janeiro - A Petrobras subiu em setembro para o segundo lugar da lista das maiores empresas de capital aberto de toda América Latina e Estados Unidos em patrimônio líquido, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de consultoria Economatica.

A Petrobras, que até junho ocupava o décimo lugar, subiu para o segundo em setembro, com um patrimônio líquido equivalente a US$ 175,5 bilhões, segundo a Economatica, que comparou os balanços de todas as companhias de capital aberto dos Estados Unidos e América Latina.
O patrimônio líquido da companhia petrolífera brasileira até junho era de US$ 98,2 bilhões, mas o valor subiu significativamente após a multimilionária emissão de ações feita pela companhia em setembro.
A Petrobras, que é estatal mas tem ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York, Madri e Buenos Aires, lançou em setembro ações por um valor de R$ 120 bilhões, a maior emissão de títulos já registrada no mundo.
A lista de maiores empresas da América por patrimônio líquido - que, sem justificativas, exclui as canadenses -, foi liderada em setembro pelo Bank of America, com um patrimônio líquido de US$ 230,5 bilhões.
Com exceção da Petrobras, os primeiros 14 lugares da lista são ocupados por empresas americanas.
Após o Bank of America e a Petrobras estão os bancos JP Morgan Chase (US$ 173,8 bilhões) e Citigroup (US$ 162,9 bilhões), a seguradora Berkshire Hathaway (US$ 149,6 bilhões) e a Exxon Mobil (US$ 145 bilhões).
Nos 30 primeiros lugares da lista, também dominados por empresas americanas, estão outras três empresas brasileiras: a Vale (US$ 67,4 bilhões), em 15º, a Eletrobrás (US$ 46,6 bilhões), no 24º e o banco Santander Brasil (US$ 38,9 bilhões), no 30º.

10 dicas para economizar com viagens

Fundador de agência de turismo online ensina como gastar menos com passagens aéreas e pacotes

Fonte: Portal Exame

 


Gastar algum tempo com o planejamento de viagens pode garantir uma economia representativa nos gastos. Abaixo Bob Rossato, sócio-fundador da agência de turismo online ViajaNet, dá dez dicas para encontrar os menores preços:

1 - Planeje com antecedência a viagem. Programe-se com no mínimo três meses de antecedência, principalmente quando tiver a intenção de viajar em períodos de férias e feriados.

2 - Escolha datas flexíveis. Voos no meio da semana ou aos finais de semana tendem a ser mais baratos devido à menor demanda.

3 - Opte por horários alternativos. Voos fora dos horários de pico (começo e final do dia) costumam ser mais procurados - e por isso mais caros. Procure voos com horários no meio do dia.

4 - Fuja dos aeroportos centrais. Aeroportos como Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) geralmente são mais caros devido à preferência dos usuários. Para economizar, procure aeroportos menos disputados, como Guarulhos ou Viracopos no caso dos paulistas e Galeão para os cariocas.

5 - Compare os preços entre as companhias aéreas. Com a forte demanda por viagens, principalmente impulsionada pelos novos viajantes das classes C e D, há uma competição muito grande entre as companhias aéreas. Os usuários podem ser beneficiar da guerra tarifária para conseguir preços mais baixos. Pesquise sempre em comparadores de preços.

6 - Aproveite a baixa do dólar. Por menos de 300 reais, é possível comprar uma passagem aérea para Buenos Aires neste momento.

7 - Compare os preços dos pacotes com as passagens aéreas. Há períodos do ano em que pacotes estão mais baratos e outros em que as passagens estão em promoção. Atualmente é possível encontrar pacotes para Orlando por 899 dólares com passagem aérea e cinco noites de hotel.

8 - Consulte as pequenas empresas do setor aéreo. Sem dúvida, a concorrência, além de ser vantajosa na busca de melhores serviços, permite ao usuário encontrar melhores preços. As novas companhias aéreas querem ganhar espaço e as antigas tentam preservar os seus clientes e os voos com boa ocupação. Quem ganha é o consumidor. Busque preços em todas as companhias aéreas.

9 - Parcele a compra. É possível comprar passagens aéreas em até dez vezes sem juros e sem entrada com cartão de crédito. Algumas companhias aéreas fizeram parcerias com instituições financeiras para estenderem os seus prazos em até 48 vezes - nesse caso, com juros.
10 - Acompanhe as promoções. As redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, são ótimas opções para acompanhar as promoções de companhias aéreas e agências de viagem. Algumas empresas até realizam ofertas exclusivas para estes canais. Navegue nas redes de relacionamento e faça parte das comunidades, siga agências de viagens e procure estar imerso no ambiente online para economizar dinheiro.

Os melhores destinos para turistas brasileiros no exterior

Viagem internacional  

Conheça o melhor país, a melhor cidade e a melhor praia entre outras campeãs internacionais escolhidas pelos leitores da revista Viagem e Turismo.


Estados Unidos é o melhor país

Só no primeiro semestre do ano, mais de 500.000 brasileiros visitaram os Estados Unidos. Estimativas do Office of Travel and Tourism Industries, uma autarquia do departamento de Comércio norte-americano, apontam que até dezembro esse número deve chegar ao recorde de 1,2 milhão de turistas. Se confirmado, o fluxo será 35% maior que no passado. Para o turista brasileiro, o interesse na terra do Tio Sam é turbinado pelo dólar barato, reforçando as viagens para Nova York, Orlando e Miami, tradicionais destinos dos brazucas.

Paris é a melhor cidade

Catedrais, cafés, museus, Torre Eiffel e rio Sena fazem de Paris uma das capitais mais charmosas do mundo. Não por acaso, a cidade foi campeã da categoria nas dez edições do Prêmio VT. Com os brasileiros dispostos a esvaziar os bolsos no exterior, a França também irá receber boa parte dos nossos turistas internacionais. Em 2010, 1 milhão deles devem visitar o país. Quem quiser entrar na estatística e passar o natal com os franceses, ainda consegue encontrar pacotes de seis noites a preços que partem de 3.500 reais, já inclusa a parte aérea.

Walt Disney World é o melhor parque temático

Os contos de fada permanecem a tônica do Walt Disney World. Mas o parque se atualizou e conta com atrações como o American Idol Experience, que simula a participação no reality show americano, e o Toy Story Mania, uma espécie de game gigante jogado ao vivo. Ao todo, o complexo tem quatro parques (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e mais de vinte hotéis temáticos. Melhor parque estrangeiro desde a estreia do Prêmio VT, o Walt Disney World ajuda a fazer dos Estados Unidos o destino predileto dos brasileiros que partem rumo ao exterior. Para o fim deste ano, pacotes de 12 dias com passeios nos parques da Disney e da Universal Studios custam entre 5.700 e 6.500 reais.

Bariloche é primeira no ranking das estações de esqui

Lagos, montanhas, céu azul e... neve. A cidade que costuma receber os brasileiros em sua primeira incursão no esqui abriga a maior estação da América do Sul. A Cerro Catedral conta com 50 pistas com um total de 120 quilômetros de extensão e 600 hectares de bosques. Mas Bariloche tem muito mais: além de um cenário grandioso (o maior de seus lagos comportaria três Buenos Aires), a cidade dispõe de uma excelente infraestrutura para abrigar os amantes do frio. As temperaturas negativas começam a aparecer em abril e o branco das montanhas perdura até outubro. Só neste inverno, 50.000 brasileiros passaram por lá. Em tempos: é possível encontrar pacotes de 4 dias na alta temporada por menos de 2.000 reais.

África do Sul ganha destaque como melhor destino de ecoturismo

Repetindo o resultado do ano passado, a África do Sul caiu no gosto dos brasileiros e dessa vez colhe os louros da exposição que ganhou com a Copa do Mundo. Falar de turismo no país evoca, para muita gente, a imediata associação com os grandes santuários ecológicos e a busca pelos "big five", os maiores e mais ariscos bichos do reino animal. Mas os atributos da África do Sul vão além dos tradicionais safáris. Com praias, desertos e montanhas, é possível fazer um tour diverso no país gastando entre 7.500 e 10.000 reais em 9 dias de viagem.

Cancún tem a melhor praia

Seguramente um dos principais destinos do México, o balneário é banhado pelo mar do Caribe e suas famosas águas azuis. Hotéis luxuosos, resorts e uma agitada vida noturna completam a lista de atrativos. Seja mergulhando no mar - com visibilidade de até 30 metros em dias perfeitos - ou fazendo compras em terra - nas famosas lojas da Luxury Avenue - quem vai para Cancún encontra luxo, conforto e, principalmente, paisagens de tirar o fôlego. Vale lembrar que com o dólar na casa de 1,70 reais, embarcar para o paradisíaco balneário mexicano empata, em gastos, com o valor de muitos pacotes para o nordeste brasileiro. Pela CVC, 6 noites em Cancún saem por 2.269 reais. Em contrapartida, sete noites no Beach Park, em Fortaleza, custam 2.588 reais.

American Airlines é a eleita entre as companhias aéreas

A companhia que leva o troféu do Prêmio VT pela quarta vez consecutiva oferece a partir do dia 18 de novembro novos voos semanais entre os Estados Unidos e o Brasil. Os destaques ficam por conta da passagem diária e sem escalas entre o Rio e Nova York. Brasília-Miami e Rio-Dallas também integram a nova grade de rotas. Com essas operações, a American passa a oferecer 77 viagens semanais entre Brasil e Estados Unidos.

Splendour of the Seas é o cruzeiro predileto dos brasileiros

O navio de 70.000 toneladas fez sua primeira viagem em 1996. De lá para cá, ele ganhou o Atlântico Sul e consagrou-se na preferência dos viajantes brasileiros: essa é a sexta vez que o Splendour of the Seas ganha o prêmio de melhor navio de cruzeiro. Entre os atrativos do gigante, estão um solário com teto retrátil para piscina, campo de minigolfe, parede para escalada e noites temáticas. A capacidade é para 2.076 hóspedes com 902 cabines disponíveis. Nesta temporada, o Splendour vai fazer 19 roteiros diferentes, cortando o litoral do Sudeste (Santos, Ilhabela, Rio e Búzios), e a região da Prata com Buenos Aires, na Argentina, e Punta Del Este e Montevideo, no Uruguai. O pacote mais barato, de 4 noites em águas brasileiras, sai por 473 reais.

 

Cada relacionamento é único e exclusivo

Amor & Sexo 

Enfoque sobre amor e sexo pela terapia cognitivo comportamental

por Eduardo Yabusaki 

"A arte de viver a dois é escrita por aqueles que a vivem e não por quem supostamente tenha vivido uma vida feliz. Por sermos seres ímpares cada relacionamento também é único e exclusivo" Pensar na vida a dois é o maior desafio num relacionamento. Deparamos-nos com a situação em que as pessoas acham que encontrarão a pessoa ideal e que a partir disso não precisam fazer ou se empenhar em nada para que o relacionamento dê certo ou atenda às suas expectativas, porém isso é um grande engano.
Não temos uma cultura ou visão de que um relacionamento para dar certo tem de se fazer por onde isso possa acontecer.

Por mais que se acredite ter encontrado a pessoa certa ou ideal, só isso não basta, pois esta certeza se resume em características de caráter ou personalidade com as quais se identifica, mas a pessoa escolhida também tem defeitos e diferenças, que faz com que ela pense e viva um mundo interior diferente.

No inicio do relacionamento tudo é novo, divertido, empolgante, sedutor e prazeroso. Mas com o passar do tempo, o encanto não é mais o mesmo, a dedicação é menor, o cuidado parece ser desnecessário. Enfim, o relacionamento cai numa rotina e isso contribui para reduzir o interesse e a motivação pelo namoro e pelo tesão/desejo em relação ao sexo.

Atribuições profissionais, sociais e familiares também acabam por ocupar espaços importantes na vida do par, fazendo-os dedicados e empenhados em tudo, exceto na atenção de um para com o outro. Comportamento comum nos relacionamentos, que quando estáveis, parecem não precisar de atenção especial, eventos diferentes, enfim, um tempero rico em criatividade e vitalidade.

Os modelos que são propagados são exatamente de estabilidade sem sobressaltos sem grandes emoções o que torna o relacionamento cotidiano entediante e sem sentido. Afinal, não é preciso estar a dois pra viver essa vida.

O grande desafio é como despertar a necessidade inovadora e renovadora num relacionamento estagnado e engessado. Criar espaço para o desenvolvimento e aprofundamento amoroso que é infindável e inesgotável, bastando desvelar o desejo e o interesse de cada um no que se refere aos próprios sentimentos e emoções desejados e talvez esquecidos ou adormecidos.

Casamentos acontecem sem planejamento ou sem que os pares se conheçam a fundo ou intimamente. Depois quando isso acontece, vem a decepção e a frustração, que são inerentes à existência humana e à vida a dois. Muitos veem e acreditam que o casamento é a finalidade, quando na realidade é o inicio de uma etapa da vida exigente e importante. Outros veem o casamento como um sonho a ser realizado independente de tudo e de todos, um objetivo de vida seja como for e com quem for. Pessoas buscam constituir família e encontram no casamento a oportunidade de viver uma idealização de que assim tudo será lindo e maravilhoso.

Todos se esquecem de que por trás de um casamento existem duas pessoas, com origens e histórias diferentes, características e personalidades diversas; sonhos, desejos, ideais, objetivos e ambições iguais ou divergentes; expectativas quanto ao relacionamento, família, amor e sexo em constante mutação. Enfim, dois seres humanos repletos de diversidade que os tornam únicos e especiais. Seres pensantes e afetivos que avaliam, refletem e agem de forma particular, imprevisível e distinta.

Viver a dois é acima de tudo respeitar, tolerar, abdicar, ceder, suportar, fazer concessões e reconhecer os próprios limites, ser disponível e se dispor ao que for necessário; amar, mas amar intensamente e tanto quanto possível, sem limites, sem receio, sem medo, e sem fim. Sabendo que pode ser magoado e magoar, mas ainda assim amar, e amar mais e mais, até o próprio fim.

A arte de viver a dois é escrita por aqueles que a vivem e não por quem supostamente tenha vivido uma vida feliz. Por sermos seres ímpares cada relacionamento também é único e exclusivo. É preciso que as pessoas tenham essa percepção e assumam seu importante papel na construção de uma vida a dois. Só assim, se poderá seguir a rota para um caminho único, especial e inesquecível, fazendo de cada relacionamento uma história a ser escrita e contada.

Eder Jofre será homenageado pelo São Paulo, seu clube do coração

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Nesta quinta-feira, Eder Jofre completa 50 anos da conquista mais importante do boxe brasileiro, o primeiro título mundial da história do país. A data será de festa, com homenagem pelo São Paulo Futebol Clube, pelo qual o paulistano de 74 anos lutou a maior parte de sua carreira.

O clube anunciou que fará um evento em homenagem ao Galo de Ouro, bicampeão mundial de boxe. Seu primeiro cinturão veio na categoria dos galos, em 18 de novembro de 1960, quando derrotou o mexicano Eloy Sanchez com um nocaute no sexto assalto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A homenagem é especial não só pelo fato de Eder ter defendido o clube, mas por conta de o pugilista ter o São Paulo como clube do coração.

O pugilista doou boa parte de seus prêmios e lembranças de conquistas para o São Paulo, que tem em exposição estes materiais, no estádio do Morumbi, palco do evento desta quinta.
Além do título dos galos, Eder Jofre foi campeão dos pesos penas, em 1973. Ele se aposentou três anos depois, após as mortes de seu pai Aristides “Kid” Jofre, que era seu técnico, e do irmão Dogalberto, que o ajudava nos treinos e era um de seus principais parceiros ao lado do ringue.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fotos de Brasília na época da construção.


Brasília capital de todos os brasileiros! Cidade moderna, de avenidas largas e com muito verde! Capital da esperança, orgulho do povo brasileiro. Patrimônio cultural da humanidade! Vejam duas fotos da época da  construção de Brasília.

sábado, 13 de novembro de 2010

Somos todos Tiriricas e Capachos, Infelizmente!






A cada partida de futebol que assisto, seja do meu time ou não, mais fico enojado com as lambanças e erros dos árbitros de futebol. Enojado com o desenrolar de alguns lances e com os resultados muitas vezes forjados e arrumados. Neste sábado, dia 13 de novembro de 2010, ficou muito claro e evidente como o futebol brasileiro é tratado mais como negócio do que como esporte. O penalti marcado pelo árbitro Sando Ricci do Distrito Federal é daqueles lances que desanima qualquer amante da arte de Pelé e Garrincha. A cada ano que passa,  assistindo inúmeras partidas de futebol, esporte com regras de diversas interpretações, sem nenhum recurso eletrônico para discernir as dúvidas e com apenas um árbitro para correr um campo gigantesco, chego a conclusão que em muitas situações acabei perdendo o meu precioso tempo, achando que estava me diverdindo, quando na verdade esta apenas fazendo papel de palhaço e capacho de grandes armações para beneficiar clubes de futebol de SP e RJ.  O futebol é um negócio milionário que precisa retribuir a  quem investe pesado! Pesado por pesado, Ronaldo o ex-fenômeno, a mina de ouro do Corinthians, na grande área caiu, o árbitro rapidamente agiu, o o meu Cruzeiro Ruiu! Que pena! O futebol não precisa disso! O Corinthians não precisa disso! Fazer o que? Nada além de colocar meu nariz de palhaço!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ídolo cruzeirense visita jogadores e deixa a Toca confiante no conquista do título

 Fonte: Jornal O estado de Minas - Edição de 12 de novembro de 2010

Dirceu Lopes conversou com o técnico Cuca e revelou que o ambiente está muito bom.

Depois de treinar diante de aproximadamente 1.300 torcedores no dessa quinta-feira, no último treino antes da partida, nesta sexta-feira, foi a vez do Cruzeiro receber Dirceu Lopes na Toca da Raposa II. Craque celeste na década de 1960 e um dos maiores camisas 10 que o clube já teve, Dirceu foi dar apoio aos jogadores.

Campeão com o Cruzeiro da Taça Brasil de 1966, ao bater o Santos, no Pacaembu, local da partida deste sábado, o eterno ídolo cruzeirense se mostrou muito confiante na conquista de mais um título nacional pela equipe estrelada.

“Esse jogo contra o Corinthians decide a sorte do Cruzeiro. Mas é com muita alegria que saiu daqui. A atitude do Cuca em abrir os portões foi muito correta e muito feliz. Então saio da Toca com o mesmo sentimento da torcida, o Cruzeiro vai trazer a vitória”, disse em entrevista à Rádio CBN.

Depois da conversa com o técnico Cuca e com o contato com os jogadores, Dirceu Lopes revelou que sente o Cruzeiro preparado para ser campeão brasileiro. Mesmo sem visitar a Toca com frequência, o eterno camisa 10 celeste disse que o ambiente que encontrou nesta sexta-feira pode fazer a diferença.

“O grupo está pronto para ser campeão. Tudo o que está acontecendo com o Cruzeiro é fruto do trabalho. O ambiente é saudável, embora eu não venha aqui sempre. Mas o pouco que acompanho aqui, mesmo de longe vejo que o Cruzeiro tem um ambiente muito sadio e isso importante no futebol”

Saiba por que a própolis é o antibiótico da Mãe Natureza

Fonte: Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena - Jornal O Estado de Minas
Edição de 11 de novembro de 2010.

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir de substâncias de origem resinosa que estas colhem do pólen e das árvores, sendo posteriormente misturadas com secreções do próprio inseto. Desta mistura, resulta uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, com um poderoso efeito antioxidante e uma ação antibacteriana e antibiótica.

É usada para vedar e isolar a colmeia do frio, embalsamar insetos ou outras abelhas intrusas. A sua propriedade mais interessante, proveniente da sua resina, reside no fato de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entrem em contacto com a colmeia, mantendo os favos em condições de assepsia.

Desde aproximadamente 2000 anos, vários povos conhecem benefícios da própolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde. As descobertas sobre as funções da própolis garantem uma série de benefícios que valorizam a importância dessa substância poderosa.

Benefícios para a saúde

- Ação antibacteriana: a própolis é popularmente conhecida como sendo um antibiótico natural. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que ela destrói as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

Alguns estudos apontam que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem mais nocivas, perigosas e resistentes.

- Antiviral: é uma poderosa aliada no combate dos vírus do herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

A Universidade Federal de Santa Catarina realizou recentemente um estudo confirmando a ação broncodilatadora e analgésica da própolis. Concluíram que a própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e resfriados. Seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e renites.

- Antifúngica: sua ação estende-se ainda a fungos, como a Candida albicans, responsável por infecções vaginais, bucais e no sistema digestivo. A própolis também tem ação antimicótica, atuando sobre alguns fungos e leveduras, principalmente micoses e coceiras no corpo, fungo de unha e dermatite seborreica. Nestes casos, utiliza-se xampus à base de própolis, pomadas e extrato de própolis.

- Função imunoestimulante: estudos científicos também apontam o benefício da própolis no fortalecimento do sistema imunológico. O fato de estimular as células imunológicas torna a própolis um potente agente antiinfeccioso. Ela estimula a produção de células produtoras de anticorpos e globulinas, importantes para pacientes com baixa resistência.

- Combate os radicais livres: além de possuir ação antioxidante, que bloqueiam a ação dos radicais livres sobre as células saudáveis, a própolis preserva a ação da vitamina C, um potente antioxidante antienvelhecimento.

- Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos: a presença de flavonoides e aminoácidos, considerados regeneradores dos tecidos, tornam a própolis eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. Sabe-se que a maioria das úlceras gástricas é causada pelo bacilo Heliobacter pilori, que é altamente sensível à própolis. Isso justifica o seu emprego no tratamento de infecções gástricas.

- Alívio de dores: sua função anestésica faz da própolis um excelente suplemento no combate de amidalites, dores de garganta, dor de dentes, entre outras.

- Contra indicações: Mesmo com tantos benefícios, a própolis deve ser usada com cautela: devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário.

Também há a dose correta para evitar intoxicações. Mais de 60 gotas por dia da própolis é considerada uma dose elevada.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apesar das mortes, nenhum órgão estadual fiscaliza buggies no Ceará

Kamila Fernandes
Especial para o UOL Notícias
Em Fortaleza (Ceará)
Turistas em passeio de buggy pelas dunas de Canoa Quebrada, no Ceará

Turista belga morre em acidente de quadriciclo
Turista portuguesa morre em acidente de buggy
Todo ano, até cinco turistas morrem em acidentes com buggies nas dunas do Ceará, segundo associações de bugueiros - não existem dados oficiais catalogados. Só em 2010, três mortes já ocorreram. Mesmo com tantas vítimas, nenhum órgão público estadual está incumbido de fiscalizar a circulação de veículos nesses trechos do litoral.

Sequer há uma lei que controle essa circulação. Há apenas um projeto de indicação (sem força de lei, e que precisa ser aceito pelo governador para entrar em vigor), ainda tramitando na Assembleia Legislativa, que pretende regulamentar o uso de tais veículos nas dunas, restringindo apenas a bugueiros capacitados e credenciados. Porém, não há perspectiva de quando o projeto será colocado em prática.

No momento existe apenas uma tentativa de autorregulação. Organizados em associações, bugueiros de todo o litoral tentam convencer prefeituras a criar legislações municipais restritivas, que delimitem tanto os trechos de areia destinados aos buggies como os motoristas autorizados a guiá-los.

Mesmo essa autorregulação não evita mortes. Em Aracati, no litoral leste do Ceará, apenas bugueiros credenciados podem guiar os veículos, e só nas trilhas de “buggy turismo” definidas pela Prefeitura. Ainda assim, no final de outubro, uma turista portuguesa de cidadania francesa morreu numa duna de Canoa Quebrada, a praia mais famosa do município, após o buggy onde estava despencar e capotar. Seu marido era o motorista. Antes dela, em janeiro, uma criança de cinco anos, do Espírito Santo, que circulava com a família, também morreu numa situação parecida na praia de Paracuru. O terceiro caso aconteceu no último dia 8, quando uma turista belga morreu após o capotamento de um quadriciclo nas areias da Barra do Cauípe, na região metropolitana de Fortaleza.

“A fiscalização é insuficiente e sempre há aqueles que alugam buggies para pessoas despreparadas, como se fosse brincadeira”, diz Beto Andrade, presidente da ABCQ (Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada). “E, quando um acidente desses acontece, prejudica toda a cadeia do turismo do Ceará, porque é pelos buggies que o turista fica conhecendo as belezas do Estado. E, se ele acha o passeio inseguro, não vem mais.”

A insegurança, segundo Andrade, acontece pelo despreparo. Como as dunas que margeiam o litoral cearense são móveis, não é nada fácil antever como estarão no dia seguinte. Com algum preparo, porém, é possível prevenir acidentes e mortes.

Ele afirma que, no Aracati, para ser credenciado como bugueiro, é necessário passar por um curso de primeiros socorros e direção defensiva, fazer um estágio de um mês, e por mais 30 dias o motorista ainda é acompanhado pelos mais experientes. Só então o bugueiro é autorizado a sair sozinho com clientes pelas dunas. Na associação de Canoa Quebrada, existem 65 motoristas credenciados.

Em todo o Ceará, são 900 pessoas que vivem dessa profissão oficialmente. E, para fortalecer o setor, as associações, que antes atuavam de forma isolada, agora organizam um sindicato dos bugueiros do Estado. "Precisamos do apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e das guardas municipais para a fiscalização em tempo integral das dunas. Sem isso, sempre haverá bugueiros piratas e sempre vão se repetir essas mortes", disse Andrade.

Longe das dunas

O Detran do Ceará, por sua vez, se esquiva de responsabilidade. Segundo a assessoria de comunicação, com base no Código Brasileiro de Trânsito, o órgão só fiscaliza o trânsito nas áreas consideradas vias públicas - o que inclui até as faixas de areia frequentadas por banhistas, onde, por sinal, é proibido circular qualquer veículo. Como não são consideradas vias públicas, as dunas não são fiscalizadas.

A ação do órgão se restringe a fiscalizações aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, em algumas praias, para recolher e multar veículos que estejam trafegando irregularmente nas faixas de praia. O Detran também tem como função recolher todos os quadriciclos que encontrar em uso, já que não são veículos regulares - sequer são emplacados, o que impede seu uso em vias públicas.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cinco maneiras de dobrar seu investimento

Fonte: Marcela Ayres, de EXAME.com

São Paulo - A ideia de ver uma aplicação dobrar de tamanho mexe com a cabeça de quem poupa mensalmente para formar um colchão robusto lá na frente. Medida concreta de que os investimentos vão bem, obrigado, a duplicação dessa reserva é o que motiva muita gente a optar por alternativas excessivamente arriscadas. Seja qual for o seu perfil, fique por dentro de cinco estratégias para turbinar a poupança sem entrar em uma furada a partir das sugestões do site americano Investopedia.

1. O jeito clássico
Apontado por muitos como uma das maneiras mais fáceis de dobrar o investimento em um período razoável de tempo, um portfólio de ações com grandes e reconhecidas empresas é a escolha de muita gente para ganhar dinheiro. A despeito da aplicação não dobrar de tamanho em um ano, é quase certo que será possível atingir a façanha em algum momento. A regra do 72 é uma boa medida para calcular em quanto tempo isso deve acontecer. Divida este o número pela rentabilidade anual entregue pelos seus investimentos. O resultado dará o número de anos necessários para ver a bolada dobrar. Assim, com um retorno de 18% ao ano, o patrimônio deve ser duplicado em quatro anos (72 / 18 = 4). Levantamento da corretora TOV mostra que no longo prazo as ações são mesmo a modalidade mais lucrativa do mercado. E a performance das grandes empresas e suas blue chips provam o porquê. Até abril, o Ibovespa, principal índice da bolsa, apresentou um rendimento médio de 31,28% ao ano, considerados para o cálculo os seus 42 anos de existência. É verdade que o rendimento não é linear: foram 26 anos de alta e 16 anos de baixa. Ainda assim, se o horizonte é de longo prazo, as chances de sair da aplicação com um bom lucro não devem ser desprezadas.

2. O jeito com hora certa
Da mesma forma que grandes ídolos passam por crises quando muitos de seus fãs lhes dão as costas, o preço das ações de companhias que outrora ocupavam o posto de vedetes ocasionalmente descem ladeira abaixo devido às oscilações do mercado. Quando rumores disseminam o pânico, investidores mais afoitos não hesitam em se desfazer daqueles papéis que estão levando uma surra. A hora, então, é de ir às compras: as ações caem tanto que ficam abaixo do chamado “preço justo”, aquele nível que faz jus aos verdadeiros fundamentos da companhia. Logo, o iminente potencial de alta torna o investimento bastante atraente. Um barômetro para medir o quanto uma ação pode estar descontada é usar a relação entre o preço do papel sobre o retorno que ele entrega. Assim, quando esse valor estaciona abaixo de médias históricas já cravadas no passado, investidores inteligentes farejam uma boa oportunidade de dobrar o dinheiro em menos tempo.

3. O jeito seguro
Para quem tem medo da bolsa e do vai e vem dos mercados, o investimento em títulos públicos é uma excelente saída para ganhar dinheiro de maneira segura e rentável. Essa é, aliás, a motivação dos grandes investidores de fora, que tomam dinheiro emprestado a baixíssimas taxas de juros nos seus países de origem. Eles aplicam esse montante nos papéis do governo brasileiro e levam para casa um retorno que chega a bater na casa dos dois dígitos. Como o risco de inadimplência está associado à quebra do país, o bom momento vivido pela economia afasta essa possibilidade e atrai levas de estrangeiros, que lucram sem qualquer esforço. Para entrar nesse time, os pequenos investidores não podem contar com a ajuda de empréstimos, que, no Brasil, são caríssimos. Mas podem comprar esses papéis via Tesouro Direto e obter um bom lucro. É possível aplicar em títulos da renda fixa prefixados, indexados à inflação ou à taxa Selic. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses os títulos prefixados renderam uma média de 12,11%. O percentual foi de 16,31% para os papéis indexados à Selic e 18,18% para aqueles atrelados ao IGP-M. Vale lembrar que os horizontes de investimento são muitos e vão de semestres a 35 anos. Outro atrativo são as baixas taxas de administração e custódia. A liquidez também é garantida pelo Tesouro Nacional, que recompra os títulos todas as quartas-feiras.

4. O jeito especulativo
Enquanto devagar e sempre é o lema de muitos investidores, há quem se situe na outra ponta da cadeia e opte pela emoção. Para essas pessoas, a maneira mais rápida de engordar a conta bancária está no uso de ferramentas mais sofisticadas para operar no mercado de ações. Dentre as mais populares, estão as opções de ações, que garantem aos seus titulares o direito de comprar ou vender papéis em uma determinada data e a um valor previamente estabelecido. Quem tiver comprado uma opção de compra a 20 reais, por exemplo, poderá adquirir o papel a esse valor mesmo que ele esteja valendo 30 reais na data do vencimento.

5. O melhor jeito
Diante do modesto teto da aposentadoria do INSS, muitas empresas oferecem planos de previdência complementar para os funcionários incrementarem sua poupança para o futuro. O grande diferencial está no benefício, ofertado por muitas delas, de contribuir com essa reserva adicionando um percentual daquilo que o trabalhador investir. Em algumas empresas, essa contrapartida é de 100% do que o funcionário poupar. Assim, quem destinar 400 reais por mês ao plano de previdência, ganhará outros 400 da empresa e verá o patrimônio imediatamente dobrar mês a mês, fora os juros que a aplicação “conjunta” renderá. Como essa é uma política de retenção de talentos, é de praxe que o dinheiro só possa ser sacado depois de um determinado tempo. Se o funcionário sair da empresa antes disso, ele deverá levar apenas o que poupou individualmente. Mas ainda que a perspectiva seja de longo prazo ou que a empresa não coloque 100%, mas apenas 10% desse valor, quem aderir ao plano certamente estará fazendo um bom negócio.